quarta-feira, 29 de agosto de 2012

As praias de Santorini

Muita gente diz que as praias de Santorini não valem a pena, que o melhor mesmo é ficar na piscina do hotel apreciando a linda vista da caldeira... eu discordo. As duas coisas são boas.

O problema das praias de Santorini é que ao invés da areia branquinha, que estamos acostumados no Brasil, temos pedras e areia multicoloridas. A maioria escura, é verdade, mas a água é cristalina... Acredito que uns sapatinhos daqueles que se usa pra mergulhar, vendidos nas lojinhas de Kamari em frente a praia por 12 euros resolva o problema. Outra opção é ficar boiando, e não pisar no chão, rs.

Boiando em Perissa
 
 
Pedrinhas na beira da água em Red Beach
 

Red Beach

Vou começar falando da praia vermelha, chamada Red Beach. Fica no sul da ilha, e é possível ir de carro, moto ou quad até um determinado ponto, depois precisa descer uma pirambeira (como na Joatinga, no Rio de Janeiro, ou nas praias de Pipa, no Rio Grande do Norte). O visual da descida é incrível, o contraste do vermelho com o azul do céu e o mar transparente é bem interessante.

Lá embaixo não tem muita estrutura, é possível alugar ombrelones e espreguiçadeiras. Não há restaurantes. Só vi um barzinho no final da praia que vendia cerveja, e estava quente. Apesar disso, é muito concorrida, sendo difícil encontrar lugar pra estacionar no verão. Gostei muito de conhecer, e depois ao fazer um passeio de barco para ver o pôr do sol, fiquei ainda mais impressionada com a diversidade de cores do local. Há barqueiros oferecendo passeio da red beach para a white beach e black beach por cerca de 15 euros, mas não me animei.

White beach vista do barco


Preferi aproveitar que tínhamos alugado um quad e ir para outra praia almoçar. O caminho tem vistas fantásticas, com mirantes incríveis e aquelas lindas igrejinhas típicas de Santorini por todo lado.



 
 


Fomos a Perivolos, que é um esquema completamente diferente. É possível estacionar o carro, ou quad, em frente a praia em muitos locais, e além disso alguns restaurantes à beira mar oferecem estacionamento.
Perivolos




É um restaurante ao lado do outro, comemos no Ta Dixtva ( imagino que se escreva assim em português, mas é melhor procurar por essa placa da foto acima ). Este restaurante tinha estacionamento, fica em frente à praia.



Recomendo esse lugar. O peixe estava delicioso, tomamos um vinho branco pra acompanhar. Um balde de gelo com vinho e boa comida olhando o mar Egeu não foi nada mal. Só não curti a carne de caranguejo que pedi como entrada, não pelo sabor, mas porque eles servem fria. Prefiro as casquinhas do nordeste brasileiro :)

Perissa é uma continuação de Perivolos, a mesma praia que muda de nome. No dia em que fomos lá ficamos na praia mesmo. Aquele mesmo problema das pedrinhas, mas com bastante estrutura. Sentamos em espreguiçadeiras do restaurante Waves.

 
 

Comemos um polvo grelhado maravilhoso, inesquecível. A cerveja estava gelada. E o melhor era o esquema do botãozinho no guarda sol pra chamar o garçom a todo momento que precisássemos de alguma coisa. Muito legal ! As espreguiçadeiras não foram cobradas, provavelmente porque estávamos consumindo, mas não sei se é assim em todos os restaurantes.

 
O melhor polvo grelhado da viagem


Só é preciso tomar cuidado porque no final da tarde (acho que 17 h) as ruas fecham para os carros, então se a intenção é passar o dia todo na praia é melhor não estacionar na orla.

Kamari


Em Kamari, além dos restaurantes na orla existem lojinhas, onde falei que seria possível comprar os sapatinhos pra proteger os pés ou algum souvenir. Não vi aquele esquema do botão pra chamar o garçom, e como não consumimos nada na praia pagamos 7 euros por 2 espreguiçadeiras e um guarda sol.

 

2 comentários:

  1. Pati amei!!!!!Vou te imitar-não vai ficar tão lindo,mas também vou fazer o meu blog.Saudades de vcs, vê-los felizes ameniza a saudade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim, vou adorar ! Trocar experiências sobre viagens é uma delícia ! Também sinto muitas saudades suas, querida !

      Excluir